Khamenei rebate Trump e diz que destruição da indústria nuclear iraniana 'só existe em seus sonhos'

Líder supremo do Irã ironiza presidente norte-americano e afirma que o programa nuclear do país segue intacto.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reagiu nesta segunda-feira (20) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou diversas vezes ter destruído o programa nuclear iraniano durante os bombardeios realizados em junho. Em mensagem publicada em sua conta oficial na plataforma X, Khamenei ironizou as palavras do republicano.

"O presidente dos Estados Unidos se orgulha de ter bombardeado e destruído a indústria nuclear iraniana. Muito bem, em seus sonhos!", escreveu.

As declarações de Khamenei ocorrem em referência a uma série de ofensivas realizadas em meados de junho, quando Israel lançou ataques contra alvos em território iraniano, dando início ao que a imprensa internacional chamou de "guerra de 12 dias".

Segundo informações divulgadas pela mídia iraniana, os bombardeios israelenses, posteriormente apoiados pelos Estados Unidos, tiveram como foco instalações nucleares, além de atingirem comandantes e cientistas iranianos. O conflito terminou em 23 de junho, com o anúncio de um cessar-fogo entre Teerã e Tel Aviv.

Em setembro, o líder supremo já havia afirmado que o país "não possui armas nucleares" e destacou que "décadas de pressão infrutífera das potências opressoras" não conseguiram impedir o avanço do programa nuclear nacional.

"Não nos rendemos, e não cederemos à pressão em nenhum outro assunto", afirmou Khamenei na ocasião.

Desde a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear, decisão tomada por Trump em 2018, o Irã vem ampliando o nível de enriquecimento de urânio, hoje em 60%, segundo autoridades iranianas.

Teerã insiste que seu programa nuclear tem fins "exclusivamente pacíficos", voltados à geração de energia, ao desenvolvimento científico e à aplicação na medicina e na agricultura.

Entenda quem é o líder supremo do Irã e por que ele tem mais poder no sistema do país do que o presidente em nosso artigo.