
Trump diz que vai se reunir com Xi Jinping em algumas semanas

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que se reunirá com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul "em algumas semanas".
Trump afirmou ter "uma boa relação" com Xi, ao mesmo tempo em que se mostrou confiante de que chegarão a um acordo comercial "justo".
Os EUA aplicam uma tarifa de 55% sobre as exportações chinesas. Se as partes não chegarem a um acordo até 1º de novembro, a taxa subirá para 155%, lembrou Trump, observando que Washington recebe "uma quantia enorme de dinheiro" do país asiático por meio dessas tarifas.

Trump também mencionou a rejeição da China à soja americana, afirmando que o país asiático está punindo os agricultores americanos, que são os maiores exportadores: "Não vamos permitir que isso aconteça [...] Quero que comprem soja", afirmou.
Questionado sobre se a aliança AUKUS, formada por EUA, Reino Unido e Austrália, seria um elemento dissuasor contra uma possível "invasão" de Taiwan pela China, Trump respondeu afirmativamente, mas afirmou que isso não será necessário: "Vamos nos dar bem" com Pequim, afirmou, garantindo que o país asiático "não quer" tomar a ilha.
"Os EUA são a potência militar mais forte do mundo", afirmou, "Ninguém vai se meter conosco".
