'Não é segredo': ex-boina verde afirma que a CIA fundou cartel da droga para se financiar

Jordan Goudreau destacou que as agências de inteligência dos EUA operam independente das mudanças de governo.

O ex-Boina Verde e mercenário americano Jordan Goudreau revelou em entrevista ao The Grayzone que a CIA (Agência Central de Inteligência) fundou uma quadrilha de narcotraficantes na década de 1990, o chamado Cartel dos Sóis.

"Isso não é segredo; é a verdade. ... Sabemos disso há algum tempo", declarou, afirmando que a comunidade de inteligência dos EUA está envolvida em operações de tráfico de drogas há décadas e lucra com elas.

Goudreau explicou que a quadrilha nem sequer se autodenominava "Cartel dos Sóis". "Cartel dos Sóis é quase uma piada entre nós, porque eles não se deram esse nome. Há um emblema no uniforme deles que representa um sol, e imagino que a DEA, ou quem quer que seja, os chamou assim", afirmou.

Ele destacou ainda que as agências de inteligência dos EUA operam independente das mudanças de governo, mantendo missões secretas que lhes permitem "facilitar e reunir recursos" provenientes do tráfico de drogas. "E é isso que eles estão tentando proteger", disse.

Goudreau, que assumiu a responsabilidade pela fracassada Operação Gedeón em maio de 2020 — quando um grupo de ex-militares venezuelanos e estrangeiros tentou remover à força o presidente Nicolás Maduro —, afirmou que os atuais esforços de Washington para pressionar o governo venezuelano seguem a lógica da Doutrina Monroe, visando impedir a influência de potências como Rússia ou China no Caribe.