
Esta moda na cozinha pode prejudicar a saúde de crianças, revela pesquisa

A mudança de hábitos de consumo para seguir tendências do momento pode afetar a saúde de maneiras inesperadas. Um dos produtos da moda é a assadeira de silicone, tema de um recente estudo canadense publicado no Journal of Hazardous Materials, que apontou para os riscos do utensílio, especialmente para a saúde de crianças.
Objetivo do estudo

O estudo foi conduzido testando diversas peças de silicone disponíveis no mercado, muito populares por sua flexibilidade, resistência ao calor, reaproveitamento e antiaderência. Os pesquisadores queriam avaliar se os siloxanos presentes no silicone migrariam para a comida e seriam emitidos no ar durante o cozimento.
Os siloxanos são componentes essenciais deste material e produzem efeitos nocivos quando inalados ou ingeridos, atingindo o fígado e os pulmões.
Resultados
A pesquisa identificou a natureza lipofílica dos componentes; ou seja, a afinidade dos siloxanos com gorduras, sendo dissolvidos e misturados em substâncias oleosas.
Considerando a alta concentração de gorduras em alimentos assados e o uso de óleos para untar fôrmas, a pesquisa confirmou que os siloxanos migram das assadeiras de silicone e contaminam os alimentos durante o cozimento.
A exposição ao componente é ainda mais grave de acordo com a idade do consumidor. Diante do peso corporal mais baixo, que aumenta proporcionalmente o nível de inalação, a pesquisa identificou que as crianças de 1 ano são as mais vulneráveis entre todas as faixas etárias estudadas.
Ressalvas
Os pesquisadores alertam, entretanto, que os níveis de contaminação por siloxano são maiores em utensílios novos, o que constataram pela redução dos níveis da substância conforme o silicone é desgastado pelo uso.
A toxicidade dos siloxanos não foi, em si, abordada no estudo, levando ao apelo dos pesquisadores por mais investigações de suas consequências para a saúde. Enquanto isso, é prudente considerar alternativas mais seguras, especialmente quando crianças estão expostas.

