
China começa a discutir próximo plano quinquenal

O Comitê Central da elite do Partido Comunista Chinês deu início a uma reunião de quatro dias com o objetivo de definir as diretrizes econômicas do país no formato do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento que abrange o período até 2030, informou o Poder 360 nesta segunda-feira (20).
Segundo o Global Times, por meio desse plano, a China pretende se tornar o líder global em desenvolvimento "compartilhado e de alta qualidade", impulsionada pela inovação e centrada na população. Espera‑se que o plano foque em setores estratégicos emergentes, como inteligência artificial, semicondutores avançados e outras tecnologias de ponta.

O plano quinquenal dará ênfase à formação de novas forças produtivas de qualidade, conceito que tem reverberado no discurso político chinês e que vai além do progresso tecnológico. Ele prevê uma economia impulsionada pela inovação, transformação verde e pela manufatura inteligente, na qual os ganhos de produtividade são obtidos pela ciência e tecnologia, e não por insumos intensivos em mão de obra.
Outra parte importante do plano contempla a busca pela autossuficiência tecnológica, garantindo que o desenvolvimento da China não seja prejudicado por perturbações externas. Segundo o plano chinês, o impulso para a independência científica em áreas críticas não significa fechar as portas ao mundo, mas, ao invés disso, buscar uma cooperação mutuamente benéfica.
Esta é a primeira reunião do Comitê Central desde a escalada da guerra tarifária com os Estados Unidos.
