A Hungria e a Rússia iniciaram discussões sobre os preparativos para a cúpula planejada entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Budapeste, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó.
Em postagem nas redes sociais na semana passada, Szijjártó revelou que conversou por telefone com o principal conselheiro de política externa de Putin, Yuri Ushakov, e confirmou que "os preparativos estão a todo vapor".
Szijjártó afirmou que a Hungria está pronta para garantir a segurança das negociações entre Rússia e EUA que devem se concentrar no conflito na Ucrânia, ressaltando que Budapeste receberá Putin com respeito e garantirá sua passagem livre para entrar e sair do país.
- Na quinta-feira, o premiê húngaro, Viktor Orbán, declarou que Budapeste está pronta e disposta a sediar a reunião entre os presidentes russo e americano, chamando o encontro de "uma grande notícia para aqueles que amam a paz" e descrevendo a Hungria como uma "ilha de paz".