O aniversário de um menino de 10 anos terminou em tragédia para a família Enciso, em Chicago, quando os pais foram detidos por agentes de imigração na última terça-feira (14). A informação foi publicada na quarta-feira (15) com exclusividade pela CNN.
Constantina Ramírez e Moises Enciso são imigrantes mexicanos e viviam há 18 anos nos EUA. Ele foram presos durante uma abordagem de trânsito feita por agentes do ICE.
Segundo o Departamento de Segurança Interna, o casal "entrou ilegalmente nos EUA em data desconhecida" e permanece sob custódia enquanto aguarda audiência de deportação. A CNN informou que não há registros criminais contra eles.
Os filhos mais velhos, Moises Jr., de 22 anos, e Yurithsi, de 19, aguardam a aprovação do programa de autorização prolongada (DACA), que protege da deportação jovens imigrantes que chegaram aos EUA como crianças antes de 2012. As crianças mais novas, Jasmin, de 12, e Kevin, de 10, nasceram no país e são cidadãos americanos.
"Ver meus pais algemados partiu meu coração. Minha mãe é uma mulher gentil, e aquilo não parecia justo", disse Moises Jr. em entrevista. A família aguarda a decisão judicial marcada para 22 de outubro.