Durante conversa com jornalistas neste domingo (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a relação comercial com a China, destacando o volume de tarifas aplicadas a produtos chineses e afirmando que Pequim enfrenta dificuldades para arcar com os valores atuais.
Segundo ele, uma eventual revisão das taxas dependerá de concessões por parte do governo chinês.
"Tenho uma relação muito boa com o presidente Xi da China", disse Trump, ao ser questionado sobre sua viagem à Ásia e os objetivos do giro internacional. "Estamos tendo disputas em algumas questões", acrescentou.
O presidente afirmou que os Estados Unidos têm arrecadado grandes quantias com as tarifas impostas à China, especialmente após o endurecimento das políticas comerciais em seu segundo mandato. "Eles estão nos pagando muito dinheiro, uma quantia tremenda em tarifas, e provavelmente gostariam que fosse menos", declarou.
"Vamos trabalhar nisso. Mas eles também precisam nos dar algumas coisas", afirmou Trump, ao indicar que qualquer negociação envolverá exigências norte-americanas.
"Neste momento, a China está pagando uma quantia inacreditável de dinheiro aos Estados Unidos, como nunca pagou antes", relembrou.
Ao tratar sobre a capacidade econômica da China para continuar arcando com os valores, Trump afirmou: "Eles provavelmente não podem pagar tanto. E estou bem com isso". E concluiu: "Podemos reduzir isso, mas eles também têm que fazer coisas por nós. Não é mais uma via de mão única".
Quais são as guerras comerciais da era Trump e seus objetivos? Saiba mais aqui.