
Trump sobre tarifas à China: 'Eles provavelmente não podem pagar tanto. E estou bem com isso'

Durante conversa com jornalistas neste domingo (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a relação comercial com a China, destacando o volume de tarifas aplicadas a produtos chineses e afirmando que Pequim enfrenta dificuldades para arcar com os valores atuais.
Segundo ele, uma eventual revisão das taxas dependerá de concessões por parte do governo chinês.
🇺🇸 Trump sobre tarifas à China: 'Eles provavelmente não podem pagar tanto. E estou bem com isso'Presidente dos EUA disse que tarifas podem ser revistas, mas exigirá contrapartidas de Pequim. pic.twitter.com/yLWqE5ULQM
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 20, 2025
"Tenho uma relação muito boa com o presidente Xi da China", disse Trump, ao ser questionado sobre sua viagem à Ásia e os objetivos do giro internacional. "Estamos tendo disputas em algumas questões", acrescentou.
O presidente afirmou que os Estados Unidos têm arrecadado grandes quantias com as tarifas impostas à China, especialmente após o endurecimento das políticas comerciais em seu segundo mandato. "Eles estão nos pagando muito dinheiro, uma quantia tremenda em tarifas, e provavelmente gostariam que fosse menos", declarou.

"Vamos trabalhar nisso. Mas eles também precisam nos dar algumas coisas", afirmou Trump, ao indicar que qualquer negociação envolverá exigências norte-americanas.
"Neste momento, a China está pagando uma quantia inacreditável de dinheiro aos Estados Unidos, como nunca pagou antes", relembrou.
Ao tratar sobre a capacidade econômica da China para continuar arcando com os valores, Trump afirmou: "Eles provavelmente não podem pagar tanto. E estou bem com isso". E concluiu: "Podemos reduzir isso, mas eles também têm que fazer coisas por nós. Não é mais uma via de mão única".
Quais são as guerras comerciais da era Trump e seus objetivos? Saiba mais aqui.
