Um homem vestindo um colete amarelo foi filmado furtando joias da Coroa francesa no interior do Museu do Louvre, em Paris, na manhã de domingo (19), por volta das 9h30.
As imagens, divulgadas com exclusividade pelo canal CNEWS, mostram o suspeito agindo com aparente tranquilidade dentro do museu, sem ser impedido por seguranças ou funcionários do local.
De acordo com as imagens captadas, o homem teria acessado uma vitrine onde estavam expostas joias históricas associadas à monarquia francesa. Os objetos integram o acervo que representa parte do patrimônio simbólico do Estado francês.
O furto ocorreu em um dos espaços mais visitados e emblemáticos do museu, que é considerado um dos mais seguros do mundo. O episódio levanta dúvidas sobre o atual estado do sistema de vigilância e sobre a capacidade das autoridades francesas de proteger itens históricos de alto valor cultural.
Joias roubadas
Os criminosos roubaram nove joias da coleção de Napoleão e da imperatriz Eugênia, entre elas um colar, um broche e uma tiara; embora posteriormente tenha sido informado que uma das peças roubadas foi encontrada fora do museu. Trata-se da valiosa coroa da imperatriz Eugênia, que sofreu danos.
As autoridades temem que as joias roubadas sejam fundidas para revender o ouro com que são feitas, como aconteceu recentemente com algumas pepitas roubadas do Museu de História Natural. Por enquanto, foi informado que a instituição permanecerá fechada ao público por "razões excepcionais".