O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu neste domingo (19) às críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em uma série de postagens na rede social X, Petro negou qualquer relação com o narcotráfico e afirmou que sua atuação política foi marcada justamente pelo enfrentamento ao crime organizado.
Mais cedo o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou seu homólogo colombiano como "líder do narcotráfico ilegal".
"Trump está enganado por suas seitas e assessores. O principal inimigo que o narcotráfico teve na Colômbia, no século XXI, foi quem revelou suas relações com o poder político do país. Esse fui eu", escreveu o presidente colombiano.
Petro também defendeu sua política de pacificação e rejeitou as insinuações de cumplicidade com organizações criminosas. "Tentar impulsionar a paz da Colômbia não é ser narcotraficante", afirmou.
Ainda nas publicações, o presidente reforçou que sua crítica é direcionada a Trump, não aos Estados Unidos como nação. "Eu respeito a história, a cultura e os povos dos EUA. Eles não são meus inimigos, nem os sinto assim. O problema é com Trump, não com os EUA".