Netanyahu ordena atacar Gaza

A ordem foi dada após "a violação do cessar-fogo por parte do Hamas", informa o Gabinete do primeiro-ministro israelense.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou que "medidas enérgicas" fossem tomadas contra várias instalações na Faixa de Gaza, informou seu gabinete.

A ordem foi dada após "a violação do cessar-fogo por parte do Hamas", diz o comunicado.

"Após a violação do cessar-fogo por parte do Hamas, o primeiro-ministro Netanyahu manteve uma consulta com o ministro da Defesa e os chefes do aparato de segurança e ordenou que fossem tomadas medidas enérgicas contra alvos terroristas na Faixa de Gaza", informa.

A Força Aérea de Israel bombardeou neste domingo (19) a cidade de Rafa, no sul do enclave palestino, informa o The Times of Israel. Do ponto de vista israelense, o ataque foi uma resposta a uma ofensiva anterior realizada por elementos armados do Hamas, um ataque que Tel Aviv interpreta como uma violação do cessar-fogo por parte do grupo palestino.

Por sua vez, o ministro da Segurança Nacional israelense, Itamar Ben-Gvir, se pronunciou a favor da retomada imediata das operações militares em grande escala na Faixa de Gaza. "Peço ao primeiro-ministro que ordene às Forças de Defesa de Israel (FDI) a retomada completa das operações de combate na Faixa com toda a força", declarou.