Louvre foi roubado em 7 minutos

O ousado roubo que abalou neste domingo a Galeria Apolo, do Museu do Louvre, em Paris, durou apenas sete minutos, segundo informaram as autoridades ao Le Parisien.
O incidente "durou sete minutos", afirmou o ex-chefe da polícia parisiense, que também disse que o grupo que cometeu o roubo é "claramente uma equipe que vinha explorando o local". De acordo com os primeiros relatos, os criminosos cortaram as janelas com uma ferramenta especializada, o que lhes permitiu entrar sem ativar os alarmes principais.
🇫🇷Louvre foi roubado em 7 minutosO vídeo mostra o elevador que os ladrões utilizaram para acessar uma janela do museu a partir da margem do rio Sena. https://t.co/YTNiTyu5ISpic.twitter.com/9q56ut6FTl
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 19, 2025
O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, classificou o fato como um "grande roubo" e confirmou que os autores entraram pelo exterior usando uma plataforma elevatória, aproveitando as primeiras horas do dia, quando o museu permanecia fechado ao público.
O responsável pela pasta do Interior reconheceu que o incidente expõe uma "grande vulnerabilidade nos museus franceses". Além disso, garantiu que as forças de segurança estão trabalhando intensamente para identificar e capturar os autores "o mais rápido possível".
Joias roubadas
Os criminosos roubaram nove joias da coleção de Napoleão e da imperatriz Eugênia, entre elas um colar, um broche e uma tiara; embora posteriormente tenha sido informado que uma das peças roubadas foi encontrada fora do museu. Trata-se da valiosa coroa da imperatriz Eugênia, que sofreu danos.
As autoridades temem que as joias roubadas sejam fundidas para revender o ouro com que são feitas, como aconteceu recentemente com algumas pepitas roubadas do Museu de História Natural. Por enquanto, foi informado que a instituição permanecerá fechada ao público por "razões excepcionais".
