O Paquistão e o Afeganistão firmaram um cessar-fogo imediato durante uma rodada de negociações realizada em Doha, com mediação do Estado do Catar e da República da Turquia.
A iniciativa tem como objetivo conter as crescentes tensões na fronteira entre os dois países e criar mecanismos para assegurar uma paz duradoura na região.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Catar, as negociações resultaram no compromisso mútuo de encerrar imediatamente as hostilidades e de implementar mecanismos para consolidar a estabilidade entre as partes envolvidas.
Além do cessar-fogo, as delegações concordaram em realizar reuniões de acompanhamento nos próximos dias. Esses encontros terão como foco garantir a sustentabilidade da trégua e verificar sua aplicação de forma confiável e contínua, a fim de contribuir para a segurança regional.
O Ministério das Relações Exteriores do Catar declarou que "este passo importante contribuirá para acabar com as tensões na fronteira entre os dois países irmãos e formar uma base sólida para uma paz sustentável na região".
As autoridades cataris destacaram ainda a relevância do papel desempenhado por Doha e Ancara como mediadores e reforçaram o compromisso com a estabilidade do sul da Ásia.