O presidente norte-americano Donald Trump anunciou neste sábado (18) a destruição de um submarino "muito grande" que, segundo ele, transportava drogas aos Estados Unidos por uma rota de trânsito de narcotráfico "bem conhecida". O anúncio foi feito em uma publicação com vídeo na rede Truth Social.
"A inteligência americana confirmou que esta embarcação estava carregada principalmente com fentanil e outras drogas ilícitas", escreveu, acrescentando que a bordo havia quatro "narcoterroristas conhecidos", dois dos quais morreram como resultado do ataque.
Trump também informou que os dois "terroristas" que sobreviveram são cidadãos do Equador e da Colômbia e estão sendo devolvidos aos seus países de origem para serem "detidos e processados".
Ações dos EUA no Caribe
Washington realiza operações militares e bombardeios próximos à Venezuela, sob o pretexto de combater cartéis de drogas, mas Caracas questiona os reais motivos dessas ações. Em agosto, os EUA enviaram um grande contingente militar à região.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sustenta que a Venezuela é vítima de "uma guerra de múltiplas facetas" orquestrada desde os EUA.
O Estado venezuelano tem reiterado que está sendo alvo de uma "agressão armada para impor uma mudança de regime" e um governo "fantoche", com o objetivo de "roubar seu petróleo, gás, ouro e todos os recursos naturais".
Líderes regionais e internacionais ressaltam que não há evidências que sustentem as acusações americanas contra a Venezuela.