Notícias

MPF abre inquérito contra Bolsonaro por afirmar que 'não tem mulher bonita petista, só feia' - Folha

Segundo a queixa, as declarações reforçam estereótipos de gênero e atacam mulheres por suas convicções políticas, caracterizando violência simbólica e política.
MPF abre inquérito contra Bolsonaro por afirmar que 'não tem mulher bonita petista, só feia' - FolhaTon Molina/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar possível prática de violência política de gênero, após afirmar que "não tem mulher bonita petista, só feia". A informação foi divulgada na sexta-feira (17) pela Folha de S.Paulo.

"Você pode ver, não tem mulher bonita petista, só feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto, alguém me xinga. Mulher, né? Olho pra ela e penso: 'Nossa, mãe. Incomível'", disse Bolsonaro aos risos durante conversa com apoiadores em Angra dos Reis (RJ), em março deste ano.

Alguns dias após o acontecimento, o CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos) representou uma queixa e uma investigação foi aberta pela Procuradoria da República no Distrito Federal.

Segundo a denúncia, as declarações reforçam estereótipos de gênero e atacam mulheres por suas convicções políticas, caracterizando violência simbólica e política.

"A violência política de gênero é uma das formas mais perversas de silenciamento das mulheres na vida pública", relatou ao veículo a presidente da instituição, Charlene Borges.