
Brasil enviará ajuda humanitária à Faixa de Gaza, anuncia Janja

A primeira-dama Janja Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (17), em Roma, que o governo brasileiro vai enviar "alimentos, remédios e itens de primeira necessidade" para a Faixa de Gaza.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Durante o discurso, Janja alertou para o agravamento da crise humanitária no território palestino. Segundo ela, "a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente crianças" e os países não estão "agindo com a pressa e agilidade necessárias".
A primeira-dama também destacou que o envio dos insumos atende a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que "desde o início denunciou o genocídio na Faixa de Gaza".
"O governo brasileiro se juntará aos esforços de outros países para enviar ajuda humanitária à região. Um ato urgente de solidariedade e humanidade que representa esperança e recomeço para milhares de famílias", afirmou.

Janja ressaltou ainda que "a única guerra em que todos sairemos vencedores é a guerra contra a fome" e defendeu que "o cessar-fogo seja definitivamente cumprido".
Representando o Brasil no evento, Janja participou de cerca de dez atividades durante os quatro dias do Fórum Mundial da Alimentação, que começou na terça-feira (14) e reuniu autoridades, representantes de organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.
A edição de 2025 marca os 80 anos de criação da FAO e tem como foco discutir estratégias para transformar os sistemas alimentares globais.
