Notícias

'Sou fã número um': Maduro parabeniza a RT pelo seu 20º aniversário

Presidente venezuelano ressaltou que a RT tem "20 anos defendendo a verdade da humanidade, o direito à paz dos povos" e, em tom bem-humorado, propôs um slogan para a emissora russa: "RT, um canal como vocês, não se vê".
'Sou fã número um': Maduro parabeniza a RT pelo seu 20º aniversárioGettyimages.ru / Jesus Vargas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou nesta sexta-feira (17) uma mensagem de felicitações à RT pelo 20º aniversário da emissora, afirmando ser seu "fã número um" do canal e descrevendo o canal como "multidimensional".

"Que Deus abençoe esse povo maravilhoso da Rússia e todos os profissionais de comunicação da RT, que com coragem alcançam todos os países do mundo em todos os idiomas. Sou o fã número um da RT. Parabéns desde Caracas, Venezuela", disse Maduro.

Presidente venezuelano ressaltou que a RT tem "20 anos defendendo a verdade da humanidade, o direito à paz dos povos" e, em tom bem-humorado, propôs um slogan para a emissora russa: "RT, um canal como vocês, não se vê".

Venezuela se solidarizou com a RT após censura sofrida pela emissora

Em uma carta enviada à presidente da RT, Margarita Simonyan, nesta terça-feira (17), Maduro lembrou a censura que a RT sofreu da União Européia (UE) em 2022, onde a emissora foi proibida de retransmitir seus conteúdos no continente europeu. O presidente venezuelano destacou a força e a resiliência da RT, que não cedeu às pressões do Ocidente e deu voz ao Sul Global, promovendo a representação e os interesses dos países em desenvolvimento no debate internacional.

"Diante desse cenário, marcado pela censura aos meios de comunicação independentes, pela perseguição ideológica e pela estigmatização dos povos soberanos, a RT manteve-se firme, digna e fortalecida, demonstrando dia após dia que o bom jornalismo pode e deve estar ao lado da verdade, sem renunciar à qualidade nem à profundidade informativa", ressaltou.

Maduro enfatizou que a Venezuela foi uma grande parceira da emissora, solidarizando-se com o canal e "garantindo a transmissão em sinal aberto de seus conteúdos, como ato soberano e em defesa da verdadeira liberdade de expressão".

20 anos no ar

RT foi lançada em 2005 e, durante esse tempo, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo, com uma audiência semanal de milhões de pessoas.

Figuras públicas e políticas influentes, assim como jornalistas, colaboram com a emissora. A RT já transmitiu programas do lendário apresentador norte-americano Larry King, bem como do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, conhecido entre outras coisas por divulgar inúmeros documentos secretos de diversas agências dos EUA, que revelaram ao mundo inúmeros crimes.

Desde 2018, o ex-presidente do Equador, Rafael Correaapresenta seu programa no canal. Patrick Loch Otieno Lumumba, ativista contra o neocolonialismo, professor e escritor, também analisa muitos temas da África na RT.