Notícias

Trump diz que reunião com Zelensky foi cordial e defende acordo de paz imediato

Presidente dos EUA sugeriu fim dos combates com base nas posições atuais e declarou: "Que ambos reivindiquem a vitória, que a História decida!".
Trump diz que reunião com Zelensky foi cordial e defende acordo de paz imediatoGettyimages.ru / Win McNamee

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (17), em publicação no Truth Social, que se reuniu com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, e que o encontro foi "muito interessante e cordial".

"Disse a ele, assim como disse fortemente ao presidente Putin, que é hora de parar a matança e fazer um ACORDO!", escreveu Trump em letras maiúsculas.

O presidente norte-americano ressaltou que já foi derramado sangue suficiente, com "linhas de propriedade sendo definidas por 'guerra' e bravura". Para ele, os confrontos devem cessar nas posições atuais de ambos os lados. "Que ambos reivindiquem a vitória, que a História decida!", escreveu.

Trump defendeu que não haja mais disparos, mortes ou o envio de grandes e insustentáveis quantias de dinheiro. "Essa é uma 'guerra' que nunca teria começado se eu fosse presidente", afirmou.

Ao final da publicação, Trump apelou para o fim imediato da violência: "Milhares de pessoas estão sendo massacradas a cada semana — basta, voltem para suas famílias me paz!"