Notícias

Primeiro-ministro russo parabeniza RT pelo seu aniversário: 'Desejo crescimento contínuo'

Emissora foi lançada em 2005 e, desde então, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo.
Primeiro-ministro russo parabeniza RT pelo seu aniversário: 'Desejo crescimento contínuo'Gettyimages.ru / Uzbekistan Presidency/Anadolu

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, felicitou a RT nesta sexta-feira (17) pelo 20º aniversário, destacando seu reconhecimento entre milhões de espectadores na Rússia e no exterior.

"No mundo moderno, a independência informativa é um componente vital da soberania, assim como a autonomia política ou econômica. Desde a sua fundação, a RT tem modelado com sucesso a imagem internacional da Rússia, defendendo constantemente os princípios da liberdade de expressão e combatendo interpretações parciais dos acontecimentos e a distorção da verdade histórica", disse o primeiro-ministro.

Mishustin desejou à RT sucesso contínuo, inovação em seus projetos e ideias inspiradoras, além de saúde e prosperidade. Ele destacou que a emissora continua desempenhando seu trabalho com seriedade e compromisso, "mantendo-se fiel aos melhores padrões jornalísticos e sendo uma fonte confiável de informação oportuna e objetiva".

O primeiro-ministro enfatizou o papel da RT na cobertura da operação militar especial russa na Ucrânia e exaltou a coragem dos jornalistas que estão na linha de frente.

"Desde os primeiros dias da operação militar especial, seu canal tem narrado as façanhas heroicas de nossos defensores. Os jornalistas da RT estão sempre na linha de frente, arriscando suas vidas para informar de pontos críticos. Isso exige não apenas grande profissionalismo, mas também coragem e dedicação", afirmou.

20 anos no ar

RT foi lançada em 2005 e, durante esse tempo, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo, com uma audiência semanal de milhões de pessoas.

Figuras públicas e políticas influentes, assim como jornalistas, colaboram com a emissora. A RT já transmitiu programas do lendário apresentador norte-americano Larry King, bem como do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, conhecido entre outras coisas por divulgar inúmeros documentos secretos de diversas agências dos EUA, que revelaram ao mundo inúmeros crimes.

Desde 2018, o ex-presidente do Equador, Rafael Correaapresenta seu programa no canal. Patrick Loch Otieno Lumumba, ativista contra o neocolonialismo, professor e escritor, também analisa muitos temas da África na RT.