Notícias

Trump: Espanha não tem sido leal à OTAN e deveria ser repreendida

O presidente norte-americano advertiu o governo espanhol por resistir ao aumento dos gastos com defesa para 5% do PIB.
Trump: Espanha não tem sido leal à OTAN e deveria ser repreendidaGettyimages.ru / Luis Soto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta sexta-feira (17) a Espanha de "não ter sido leal à OTAN", durante uma reunião com o líder do regime ucraniano Vladimir Zelensky, ao criticar o fato de Madri se recusar a elevar seus gastos em defesa para 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Acho que a Espanha deveria ser repreendida por isso. Acho muito ruim que tenham feito isso, mas isso é problema deles. Isso é assunto da OTAN e da Espanha”, disse Trump.

Na última terça-feira (14), Trump afirmou estar "muito descontente" com a Espanha, devido o país ser o único da OTAN que não quis elevar seus gastos militares para 5% do PIB.

O chefe de Estado norte-americano levantou a possibilidade de "punir" Madri com tarifas de importação por sua postura "desrespeitosa" em relação à OTAN.

O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, respondeu na quarta-feira (15) as declarações de Trump, afirmando que a "Espanha é um membro confiável da aliança e atualmente tem 3.000 soldados destacados pela OTAN", publicou a Reuters.

"Não há dúvidas sobre o comprometimento e a contribuição da Espanha para a segurança transatlântica", disse ele a repórteres.

Na cúpula da OTAN em Haia, realizada em 25 de junho, todos os 32 membros aprovaram a nova meta de 5% do PIB para gastos com defesa, substituindo o limite de 2% estabelecido em 2014. A Espanha, no entanto, negociou uma exceção, defendida pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, que afirmou ser capaz de cumprir seus compromissos com 2,1%, mesmo tendo alocado apenas 1,43% do PIB em 2024, a menor porcentagem de toda a aliança, segundo dados oficiais da OTAN citados pela RTVE.