
Putin à RT: 'É necessário continuar usando sua arma de alta precisão e longo alcance: a verdade'

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou a RT nesta sexta-feira (17) pelo seu 20º aniversário, destacando a importância da verdade.
"Desejo a vocês um contínuo desenvolvimento, a busca por novos formatos e novos temas na feroz batalha pelas mentes e corações das pessoas", declarou Putin.
"Para vencer esta batalha, é necessário continuar utilizando sua arma estratégica secreta de alta precisão e alcance intercontinental: a verdade", afirmou.
'Defendem a verdade com coragem e perseverança'
O presidente russo atambém gradeceu à RT por defender "a verdade com coragem e perseverança".

"Muita coisa aconteceu na mídia nos últimos 20 anos: uma Era inteira. A RT evoluiu de uma ideia para uma marca global reconhecida mundialmente. Agradeço à sua equipe enérgica, criativa e unida por seu alto nível de profissionalismo, sua dedicação à sua profissão e ao seu dever, e por sua defesa corajosa, inegável e persistente da verdade no espaço informativo global", afirmou.
Putin destacou que a RT enfrentava uma tarefa difícil: elevar suas atividades a um nível qualitativamente novo, mas o canal "teve um sucesso brilhante" e milhões de pessoas em todo o mundo passaram a confiar na RT, enquanto seus concorrentes começaram a "invejá-lo e, às vezes, a temê-lo".
"Isso é um sinal de que o canal está um passo à frente", afirmou o presidete.
20 anos no ar
A RT foi lançada em 2005 e, durante esse tempo, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo, com uma audiência semanal de milhões de pessoas.
Figuras públicas e políticas influentes, assim como jornalistas, colaboram com a emissora. A RT já transmitiu programas do lendário apresentador norte-americano Larry King, bem como do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, conhecido entre outras coisas por divulgar inúmeros documentos secretos de diversas agências dos EUA, que revelaram ao mundo inúmeros crimes.
Desde 2018, o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, apresenta seu programa no canal. Patrick Loch Otieno Lumumba, ativista contra o neocolonialismo, professor e escritor, também analisa muitos temas da África na RT.

