Notícias

'Defendem a verdade com coragem e perseverança': Putin parabeniza a RT pelo seu aniversário

Emissora foi lançada em 2005 e, desde então, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo.
'Defendem a verdade com coragem e perseverança': Putin parabeniza a RT pelo seu aniversárioRT

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou a RT nesta sexta-feira (17) pelo seu 20º aniversário, agradecendo a emissora por defender "a verdade com coragem e perseverança".

"Muita coisa aconteceu na mídia nos últimos 20 anos: uma Era inteira. A RT evoluiu de uma ideia para uma marca global reconhecida mundialmente. Agradeço à sua equipe enérgica, criativa e unida por seu alto nível de profissionalismo, sua dedicação à sua profissão e ao seu dever, e por sua defesa corajosa, inegável e persistente da verdade no espaço informativo global", disse Putin.

"Foi um sucesso brilhante"

Putin destacou que a RT enfrentava uma tarefa difícil: elevar suas atividades a um nível qualitativamente novo, mas o canal "teve um sucesso brilhante" e milhões de pessoas em todo o mundo passaram a confiar na RT, enquanto seus concorrentes começaram a "invejá-lo e, às vezes, a temê-lo".

"Isso é um sinal de que o canal está um passo à frente", afirmou o presidente.

O presidente afirmou também que a RT deu às pessoas a oportunidade de se expressarem e de comunicar sua posição ao mundo.

"Por isso, acredito eu, verdadeiros profissionais, inclusive dos EUA, Europa e todos os continentes, quiseram colaborar com vocês. E não apenas colaborar, mas trabalhar. E não por dinheiro, é claro, mas principalmente porque deram a essas pessoas a oportunidade de expressar sua opinião e transmiti-la a milhões de pessoas", declarou Putin, lembrando que muitos famosos trabalharam com a RT.

O presidente acrescentou também que a magnitude do público da RT "inspira confiança" em que a emissora continuará crescendo.

"Somente no ano passado, o número total de visualizações dos projetos do canal nas redes sociais atingiu quase 24 bilhões, e o público total do canal RT em plataformas de TV por assinatura é de quase 1 bilhão de espectadores", detalhou.

A "arma secreta" da RT

Putin também afirmou que "a soberania da Rússia, pela qual temos lutado, continuamos a lutar e sempre lutaremos, depende, entre outras coisas, da nossa capacidade de transmitir informações objetivas e imparciais às pessoas em todo o mundo", destacando o papel da RT neste processo.

O presidente russo afirmou ainda que a contribuição da RT para os esforços de criar uma ordem mundial mais justa é "difícil de superestimar" e enfatizou que a emissora não impôs nada a ninguém, mas sim ofereceu um ponto de vista alternativo.

Putin também revelou qual é a "arma secreta" da RT.

"Desejo a vocês um desenvolvimento contínuo, encontrando novos formatos e novos temas na feroz batalha para conquistar o coração e a mente das pessoas. Para vencer esta batalha, é necessário continuar usando sua arma estratégica secreta, de alta precisão e alcance intercontinental: a verdade", declarou.

20 anos no ar

A RT foi lançada em 2005 e, durante esse tempo, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo, com uma audiência semanal de milhões de pessoas.

Figuras públicas e políticas influentes, assim como jornalistas, colaboram com a emissora. A RT já transmitiu programas do lendário apresentador norte-americano Larry King, bem como do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, conhecido por divulgar inúmeros documentos secretos de diversas agências dos EUA, que revelaram ao mundo inúmeros crimes.

Desde 2018, o ex-presidente do Equador, Rafael Correa, apresenta seu programa no canal. Patrick Loch Otieno Lumumba, ativista contra o neocolonialismo, professor e escritor, também faz parte da RT, analisando muitos temas da África.