
Alto oficial do exército americano revela que usa ChatGPT para tomar decisões

O general William 'Hank' Taylor, comandante superior das forças americanas na Coreia do Sul, confirmou recentemente que está utilizando o ChatGPT para tomar decisões militares, revelou o Business Insider. Durante a conferência anual da Associação do Exército dos EUA em Washington, ele confessou que se tornou "muito próximo" da inteligência artificial (IA).

Ele destacou que a IA é útil para a tomada de decisões e análise, enfatizando seu desejo de fazer escolhas mais informadas. "Como comandante, quero garantir que minhas decisões sejam tomadas no momento certo para obter uma vantagem", acrescentou, ressaltando a importância de acompanhar novas tecnologias.
Guerra automatizada
A reportagem enfatiza que o Exército dos EUA está integrando sistemas de inteligência artificial em seu armamento e na sua estratégia de decisão. A afirmação é corroborada pelo contrato de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) da OpenAI com o Departamento de Defesa americano, firmado em junho.
Enquanto sistemas automatizados podem atender a interesses militares pela rapidez no processamento de dados, seu uso não é livre de polêmicas. Ainda neste ano, a Marinha americana proibiu o uso do DeepSeek, diante de preocupações de segurança.
Por outro lado, iniciativas das Nações Unidas já trataram da limitação do uso militar de ferramentas automatizadas, visando os desafios morais e de responsabilização causados pela dispensa de decisões humanas em operações letais.
