Zelensky foi surpreendido com anúncio de Trump sobre conversa com Putin e futuro encontro - Axios

Zelensky soube da conversa ao chegar aos EUA, onde tenta obter mísseis Tomahawk; encontro entre os presidentes da Rússia e dos EUA deve ocorrer em Budapeste, com apoio do premiê húngaro Viktor Orbán.

A declaração de Donald Trump sobre sua conversa, por telefone, com o presidente russo, Vladimir Putin, e sobre o próximo encontro entre os dois, previsto para Budapeste, pegou o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, e sua equipe de surpresa, segundo o portal Axios.

Ao citar o local da reunião, a publicação descreveu a Hungria como "o país menos amigo da Ucrânia na União Europeia".

Zelensky soube da informação após desembarcar nos Estados Unidos, onde foi discutir com Trump um possível fornecimento de mísseis de cruzeiro Tomahawk que o regime de Kiev vem solicitando há meses.

Próxima cúpula Putin-Trump

O presidente dos EUA confirmou nesta quinta-feira (16), em publicação na rede Truth Social, que se reunirá com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Budapeste, como parte de uma nova etapa de negociações para encerrar o conflito entre Moscou e o regime ucraniano.

O encontro ainda não tem data definida, mas integra um plano anunciado por Trump após a conversa com Putin, que ele classificou como "muito produtiva".

O objetivo da reunião é buscar formas de "trazer essa guerra inglória entre Rússia e Ucrânia a um fim", segundo o presidente norte-americano.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou que seu governo já está preparando o encontro entre Trump e o presidente russo.