Putin parabeniza a RT por seu 20º aniversário

A RT foi lançada em 2005 e, desde então, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou a RT pelos vinte anos do início de suas transmissões.

"Para ser sincero, quando surgiu a ideia de criar a Russia Today, eu não imaginava que ela fosse atingir tal dimensão, tal qualidade e se fosse se desenvolver dessa forma.  Parabenizo vocês por isso", disse o presidente em entrevista à RT.

Putin ressaltou que "não é fácil se encaixar no sistema estabelecido da mídia mundial", mas a RT conseguiu encontrar "um nicho especial".

"E, surpreendentemente, milhões de pessoas no planeta estão cada vez mais assistindo, ouvindo e prestando atenção ao que vocês, seus colegas deste canal, fazem", enfatizou.

Para o presidente russo, a razão do sucesso da RT é óbvia.

"Porque vocês dizem o que pensam, apesar da pressão sobre os jornalistas da Russia Today, todas as proibições, sanções e restrições administrativas e financeiras."

Putin observou também que a RT em muitas questões "não corresponde ao chamado 'mainstream mundial' da informação".

"É exatamente isso e o profissionalismo com que vocês apresentam a informação, a sinceridade com que o fazem e a veracidade vista por seus telespectadores, a confiança na informação que vocês fornecem, a objetividade que é cativante", enfatizou.

O presidente russo concluiu, desejando que a RT continue "transmitindo a milhões de pessoas em todo o mundo sua posição sobre questões fundamentais da agenda internacional".

"Acho que é esse o sentido do seu trabalho e da sua vida. Parabenizo a vocês pelo sucesso", concluiu.