Notícias

Putin parabeniza a RT por seu 20º aniversário

A RT foi lançada em 2005 e, desde então, tornou-se um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo.
Putin parabeniza a RT por seu 20º aniversárioSputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou a RT pelos vinte anos do início de suas transmissões.

"Para ser sincero, quando surgiu a ideia de criar a Russia Today, eu não imaginava que ela fosse atingir tal dimensão, tal qualidade e se fosse se desenvolver dessa forma.  Parabenizo vocês por isso", disse o presidente em entrevista à RT.

Putin ressaltou que "não é fácil se encaixar no sistema estabelecido da mídia mundial", mas a RT conseguiu encontrar "um nicho especial".

"E, surpreendentemente, milhões de pessoas no planeta estão cada vez mais assistindo, ouvindo e prestando atenção ao que vocês, seus colegas deste canal, fazem", enfatizou.

Para o presidente russo, a razão do sucesso da RT é óbvia.

"Porque vocês dizem o que pensam, apesar da pressão sobre os jornalistas da Russia Today, todas as proibições, sanções e restrições administrativas e financeiras."

Putin observou também que a RT em muitas questões "não corresponde ao chamado 'mainstream mundial' da informação".

"É exatamente isso e o profissionalismo com que vocês apresentam a informação, a sinceridade com que o fazem e a veracidade vista por seus telespectadores, a confiança na informação que vocês fornecem, a objetividade que é cativante", enfatizou.

O presidente russo concluiu, desejando que a RT continue "transmitindo a milhões de pessoas em todo o mundo sua posição sobre questões fundamentais da agenda internacional".

"Acho que é esse o sentido do seu trabalho e da sua vida. Parabenizo a vocês pelo sucesso", concluiu.

  • A RT foi lançada em 2005 e, durante esse tempo, se tornou um dos canais de notícias internacionais mais populares do mundo, com uma audiência semanal de milhões de pessoas.
  • Figuras públicas e políticas influentes, bem como jornalistas, colaboram com o grupo de comunicação. Dessa forma, a RT transmitiu programas do lendário apresentador americano Larry King, bem como do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, conhecido, entre outras coisas, por publicar numerosos documentos secretos de várias agências dos EUA, graças aos quais o mundo tomou conhecimento de numerosos crimes. Desde 2018, o ex-presidente equatoriano Rafael Correa apresenta seu programa no canal. Desde 2024, Patrick Loch Otieno Lumumba, lutador contra o neocolonialismo, professor e escritor, analisa na RT as muitas dicotomias da África.