
Lula defende soberania da Venezuela: 'O povo venezuelano é dono de seu destino'
Durante o 16º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nesta quinta-feira (16), O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da Venezuela, em meio a escalada de violência norte-americana no sul do Caribe.
Sem citar os Estados Unidos, Lula afirmou que nenhuma nação pode ameaçar a soberania de Caracas e que as decisões sobre as políticas internas do país devem ser debatidas pela própria sociedade venezuelana.

"Todo mundo diz que a gente vai transformar o Brasil na Venezuela, e o Brasil nunca vai ser a Venezuela, e a Venezuela nunca vai ser o Brasil, cada um será ele [próprio]. O que nós defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino, e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou vai ser Cuba", disse.
O presidente também defendeu Havana, que tem sido alvo frequente de críticas do governo norte-americano, declarando que Cuba "não é um país de exportação de terroristas. É um exemplo de nação que preserva sua dignidade".
- Nesta quinta-feira (16), um novo ataque norte-americano foi realizado a embarcações próximas à costa venezuelana, informou a agência de notícias Reuters.
- Na quarta-feira (16) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou que a CIA realizasse operaçãos secretas contra a Venezuela, sob o pretexto de combater o tráfico de drogas supostamente oriundas do país latino-americano.
- Em resposta à declaração norte-americana, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que considera as declarações como "inaceitáveis e sem precedentes", e pediu que o cenário internacional condene tais afirmações, qualificadas como "imoderadas e inconcebíveis".
