Notícias

Maduro denuncia tentativa de 'colonização' dos EUA na Venezuela através de operações da CIA

Presidente venezuelano afirma que população está preparada para enfrentar operações secretas e denuncia ingerência externa.
Maduro denuncia tentativa de 'colonização' dos EUA na Venezuela através de operações da CIAGettyimages.ru / Jesus Vargas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, condenou nesta quinta-feira (16) o governo dos EUA, após Washington autorizar a CIA a realizar operações no país. O mandatário alegou que tais ações têm como objetivo desestabilizar o governo venezuelano.

Segundo ele, trata-se da "primeira vez na história que um governo autoriza publicamente um ataque através dessa agência", afirmou em discurso televisionado.

Maduro indicou que a população venezuelana está consciente e unida para enfrentar a ameaça: "Nosso povo está claro, está unido e consciente. Tem as formas para que possamos derrotar novamente essa conspiração aberta contra a paz e a estabilidade da Venezuela".

O presidente acusou poderes estrangeiros de tentar explorar os recursos naturais do país, em especial o petróleo: "Esses poderes demoníacos, que pretendem colocar as garras na Venezuela para roubar o petróleo venezuelano… O objetivo é um só: nos colonizar e roubar todas as riquezas, continuando a enriquecer o Império norte-americano".

Ele lembrou ainda que a região tem histórico de golpes de Estado e assassinatos de líderes promovidos por organizações externas e enfatizou que a Venezuela possui ferramentas para proteger a paz e a estabilidade no território nacional.

  • Anteriormente, o governo venezuelano havia informado que encaminhará uma denúncia formal sobre as ações da CIA à Organização das Nações Unidas (ONU), cobrando prestação de contas do governo dos Estados Unidos e medidas urgentes para impedir uma escalada militar no Caribe.