Vieira comenta reunião com Rubio: 'Disposição para trabalhar em conjunto'
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou nesta quinta-feira (16) sobre a "otima reunião" que teve com secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio e afirmou que existe uma "disposição para trabalhar em conjunto" de ambos governos.
Em uma "conversa muito produtiva", os representantes das nações estiveram por cerca de 1h15 reunidos na Casa Branca. De acordo com o chanceler brasileiro, o tarifaço de até 50% aplicado pelos EUA sobre produtos brasileiros foi um dos principais temas do encontro.
"Foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho", disse Vieira em coletiva de imprensa transmitida pelo portal G1.
O chanceler enfatizou que há um interesse de ambas as partes para que os presidentes Lula e Donald Trump se encontrem em breve. O encontro deve ocorrer nas próximas semanas, mas não foi definido data e local.
Vieira afirmou que o encontro teve um clima "excelente de descontração", além de uma troca de ideias e posições, com "disposição de trabalhar em conjunto para traçar" uma agenda de encontros bilaterais voltada a tratar de assuntos específicos de comércio.
O encontro marcou a primeira reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o secretário de Estado dos Estados Unidos desde janeiro, quando Trump iniciou seu segundo mandato na presidência norte-americana.
