O porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, declarou nesta terça-feira que, na opinião de seu país, o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia não possui jurisdição para decidir sobre um caso envolvendo supostos crimes israelenses na Faixa de Gaza.
"Não acreditamos que o TPI tenha jurisdição. Dito isso, trabalhamos em estreita colaboração com o TPI em diversas áreas importantes", disse Patel durante uma coletiva de imprensa. Por outro lado, afirmou que o tribunal realiza "um trabalho importante em relação à Ucrânia, Darfur e Sudão".
Anteriormente, congressistas norte-americanos de ambos os partidos advertiram o TPI de que a emissão de um mandado de prisão para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades israelenses provocaria retaliação por parte de Washington, conforme noticiou o Axios.
Enquanto isso, fontes da mídia israelense informaram que Netanyahu está "extremamente alarmado e nervoso" com a possibilidade de ser emitido um mandado de prisão contra ele.