O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou nesta quinta-feira (16) que conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma publicação em seu perfil na rede social X, Orbán informou que seu governo prepara a reunião entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Acabo de conversar por telefone com o presidente Donald Trump. Os preparativos para a cúpula de paz EUA-Rússia estão em andamento. A Hungria é a terra da PAZ!", escreveu o premiê.
O chanceler húngaro também se manifestou sobre o assunto. Em publicação na mesma rede social, Péter Szijjártó classificou como "fantástica" a informação do encontro entre os presidentes.
"Ótima notícia que Donald Trump e Vladimir Putin conversaram novamente, e ainda melhor que em breve se encontrarão em Budapeste. O caminho para a paz passa por negociações. A guerra não pode ser resolvida no campo de batalha", afirmou.
Mais cedo, o presidente dos EUA, confirmou que se reunirá com Putin, em Budapeste, na Hungria, como parte de uma nova etapa de negociações para o fim do conflito entre Moscou e o regime de Kiev.
A reunião ainda não tem data marcada, mas faz parte de um plano anunciado por Trump após uma ligação com Putin, que ele descreveu como "muito produtiva".