Trump diz que os 'EUA não aceitarão' imposto global sobre carbono proposto pela ONU

De acordo com o governo norte-americano, caso a medida seja implementada, haverá um aumento de 10% ou mais nos custos globais de transporte marítimo, impactando diretamente o consumidor final.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (16) uma nota em sua página no Truth Social "indignado" com a Organização Marítima Internacional (OMI), órgão da ONU, que pretende implementar um imposto global sobre carbono.

"Os Estados Unidos NÃO aceitarão esse imposto global da Falsa Nova Agenda Verde sobre o transporte marítimo, e não o cumprirão de forma alguma", escreveu o chefe de Estado.

A organização, com sede em Londres, deseja implementar nos próximos dias o Net-Zero Framework (Quadro Net-Zero, em tradução livre) que busca penalizar entidades que execederem determinados limites de emissão de dióxido de carbono por navios. Uma reunião entre representantes da entidade esta prevista para ocorrer nesta sexta-feira (17).

De acordo com o governo Trump, caso a medida seja implementada, haverá um aumento de 10% ou mais nos custos globais de transporte marítimo, impactando diretamente o consumidor final.

"Não toleraremos aumento de preços para os consumidores americanos NEM a criação de uma burocracia da Falsa Nova Agenda Verde para gastar SEU dinheiro em seus sonhos ecológicos. Apoie os Estados Unidos e vote NÃO em Londres amanhã!", finalizou Trump.