
Trump diz que os 'EUA não aceitarão' imposto global sobre carbono proposto pela ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (16) uma nota em sua página no Truth Social "indignado" com a Organização Marítima Internacional (OMI), órgão da ONU, que pretende implementar um imposto global sobre carbono.
"Os Estados Unidos NÃO aceitarão esse imposto global da Falsa Nova Agenda Verde sobre o transporte marítimo, e não o cumprirão de forma alguma", escreveu o chefe de Estado.
A organização, com sede em Londres, deseja implementar nos próximos dias o Net-Zero Framework (Quadro Net-Zero, em tradução livre) que busca penalizar entidades que execederem determinados limites de emissão de dióxido de carbono por navios. Uma reunião entre representantes da entidade esta prevista para ocorrer nesta sexta-feira (17).

De acordo com o governo Trump, caso a medida seja implementada, haverá um aumento de 10% ou mais nos custos globais de transporte marítimo, impactando diretamente o consumidor final.
"Não toleraremos aumento de preços para os consumidores americanos NEM a criação de uma burocracia da Falsa Nova Agenda Verde para gastar SEU dinheiro em seus sonhos ecológicos. Apoie os Estados Unidos e vote NÃO em Londres amanhã!", finalizou Trump.
- Um estudo publicado em agosto de 2025 pelo University College London aponta que, caso o Quadro Net-Zero seja implementado pela OMI, a medida poderá gerar entre US$ 11 bilhões e US$ 12 bilhões por ano, entre 2028 e 2030, em recursos destinados a um fundo controlado pela ONU.
- O Quadro Net-Zero da IMO foi aprovado preliminarmente pelo Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 83) em abril de 2025, mas sua adoção formal ainda depende de uma sessão especial do MEPC.
