
Kremlin: Putin diz a Trump que forças russas controlam a iniciativa em todo o front

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente dos EUA, Donald Trump, durante um telefonema nesta quinta-feira (16) que as Forças Armadas russas mantêm total iniciativa estratégica ao longo de toda a linha de frente contra as forças ucranianas.
A informação foi dada pelo assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, que destacou que Putin enfatizou o "interesse da Rússia em alcançar uma solução política e diplomática pacífica" para o conflito ucraniano.
"Durante a operação militar especial, as Forças Armadas russas mantêm plena iniciativa estratégica em toda a linha de frente. Nessas circunstâncias, o regime de Kiev tem recorrido a métodos terroristas para atacar alvos e instalações civis", disse Putin, segundo o assessor presidencial.
Paz é prioridade
Durante o telefonema, Trump citou a necessidade de Putin e Zelensky chegarem a um acordo diplomático para acabar com o conflito armado em Kiev.

"A ideia de que o conflito russo-ucraniano tem sido o mais difícil de resolver de todos os esforços de pacificação do presidente dos EUA ficou evidente em suas declarações ao longo da conversa", disse Ushakov.
Durante a conversa, Trump citou que após um acordo de paz ser alcançado, haverá a possibilidade de uma cooperação econômica entre Washington e Moscou.
"De ambos os lados, aliás, falou-se sobre o respeito mútuo entre os povos de ambos os países, que se manifestou de forma marcante durante os anos da Segunda Guerra Mundial", citou Yuri Ushakov.
