Enviado do Kremlin: próxima cúpula entre Rússia e EUA será realizada em breve

Kiril Dmítriev advertiu que "os belicistas do Reino Unido e da UE estão empenhados em frustrar as perspectivas de paz".

O enviado especial do presidente russo para a cooperação econômica com países estrangeiros, Kiril Dmítriev, garantiu que a próxima cúpula entre Rússia e EUA será realizada em breve, comentando sobre a conversa telefônica entre Vladimir Putin e Donald Trump.

"Importante para o mundo: uma conversa telefônica positiva e produtiva entre o presidente Putin e o presidente Trump, com os próximos passos claros", escreveu o alto funcionário no X, acrescentando que a próxima cúpula entre Moscou e Washington "será realizada em breve".

Ao mesmo tempo, Dmitriev alertou que "os belicistas do Reino Unido e da UE estão se empenhando com todas as suas forças para frustrar as perspectivas de paz" no conflito ucraniano e garantiu que "o diálogo, a paz e a cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia prevalecerão".

Trump revela detalhes

Trump afirmou que ele e Putin concordaram em realizar uma reunião de assessores de alto nível na próxima semana: "As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão conduzidas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, juntamente com outras pessoas que serão designadas. O local da reunião ainda está por determinar", explicou o presidente.

Além disso, o presidente americano garantiu que em breve se reunirá com seu homólogo russo na capital da Hungria, Budapeste. "Acredito que a conversa telefônica de hoje foi um grande passo adiante", destacou.