Enviado do Kremlin: próxima cúpula entre Rússia e EUA será realizada em breve

O enviado especial do presidente russo para a cooperação econômica com países estrangeiros, Kiril Dmítriev, garantiu que a próxima cúpula entre Rússia e EUA será realizada em breve, comentando sobre a conversa telefônica entre Vladimir Putin e Donald Trump.
"Importante para o mundo: uma conversa telefônica positiva e produtiva entre o presidente Putin e o presidente Trump, com os próximos passos claros", escreveu o alto funcionário no X, acrescentando que a próxima cúpula entre Moscou e Washington "será realizada em breve".
Ao mesmo tempo, Dmitriev alertou que "os belicistas do Reino Unido e da UE estão se empenhando com todas as suas forças para frustrar as perspectivas de paz" no conflito ucraniano e garantiu que "o diálogo, a paz e a cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia prevalecerão".
Trump revela detalhes
Trump afirmou que ele e Putin concordaram em realizar uma reunião de assessores de alto nível na próxima semana: "As reuniões iniciais dos Estados Unidos serão conduzidas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, juntamente com outras pessoas que serão designadas. O local da reunião ainda está por determinar", explicou o presidente.
Além disso, o presidente americano garantiu que em breve se reunirá com seu homólogo russo na capital da Hungria, Budapeste. "Acredito que a conversa telefônica de hoje foi um grande passo adiante", destacou.
- A última ligação entre Putin e Trump ocorreu em 18 de agosto, três dias após sua histórica reunião no Alasca. Na ocasião, Trump informou seu homólogo russo sobre as negociações que manteve naquele dia com líderes europeus e o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelenski.
- O presidente russo agradeceu ao seu homólogo americano "sua hospitalidade e a boa organização da cúpula de alto nível no Alasca, bem como o progresso alcançado durante a reunião em direção a uma resolução pacífica para a crise ucraniana".
