O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o Hamas nesta quinta-feira (16) caso o grupo não cumpra sua parte do acordo de paz com Israel e continue "a matar pessoas em Gaza". A declaração foi publicada em seu perfil na rede Truth Social.
"Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não era o acordo, não teremos outra opção a não ser entrar e matá-los. Obrigado por sua atenção a este assunto!", escreveu Trump.
Na quarta-feira (15), Trump havia afirmado que permitirá ao governo israelense retomar a ofensiva se o acordado não for cumprido.
"Israel voltará àquelas ruas assim que eu disser. Se Israel pudesse entrar e dar-lhes uma surra, assim o faria", comentou.
As declarações aconteceram após as denúncias de Tel Aviv, que acusa o Hamas de descumprir o acordo de entregar reféns, vivos e mortos, parte da "segunda fase" do plano de paz para Gaza idealizado pela administração Trump.
Israel tem limitado a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, permitindo apenas metade dos caminhões acordados e atrasando a reabertura do cruzamento de Rafah, alegando que o Hamas está atrasando a entrega dos corpos dos reféns falecidos.
Confira os 20 pontos do plano de Donald Trump para Gaza em nosso artigo.