
Trump diz que Putin apoia iniciativa de paz no Oriente Médio e fim do conflito na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quinta-feira (16), por meio da rede Truth Social, que teve uma "conversa telefônica produtiva" com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Segundo Trump, ambos discutiram caminhos para pôr fim ao conflito entre Moscou e o regime de Kiev, além de abordarem questões comerciais e a paz no Oriente Médio.
"Acabo de concluir minha conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, e foi uma conversa muito produtiva", afirmou Trump.

De acordo com ele, Putin parabenizou os Estados Unidos e sua administração pela "grande conquista de paz no Oriente Médio", algo que, segundo o mandatário russo, "tem sido sonhado há séculos".
Trump também disse acreditar que os avanços no Oriente Médio podem contribuir para uma resolução no cenário do conflito na Ucrânia.
"Acredito realmente que o sucesso no Oriente Médio ajudará em nossa negociação para alcançar o fim da 'guerra' com Rússia/Ucrânia", declarou o presidente norte-americano.
Ainda segundo Trump, o presidente russo agradeceu à primeira-dama, Melania Trump, por seu trabalho com crianças, demonstrando apreço e dizendo esperar que o esforço continue.
Outro tema abordado entres os cefes de Estado durante a conversa telefônica foi o comércio entre Estados Unidos e Rússia.
"Também passamos um bom tempo falando sobre comércio entre a Rússia e os Estados Unidos, quando a 'guerra' com a Ucrânia terminar", disse Trump.
Novo encontro entre Putin e Trump
Ao final da conversa, foi acordado que uma reunião entre conselheiros de alto nível dos dois países será realizada na próxima semana. Segundo Trump, os encontros iniciais do lado norte-americano serão liderados pelo secretário de Estado, Marco Rubio, com a participação de outros representantes que ainda serão designados. O local do encontro ainda será definido.
Trump também adiantou que ele e Putin se reunirão presencialmente em Budapeste, capital da Hungria, para "tentar acabar com esta 'guerra inglória' entre Rússia e Ucrânia".
O presidente norte-americano informou ainda que se reunirá com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, na sexta-feira (17), no Salão Oval da Casa Branca.
"Vamos discutir minha conversa com o presidente Putin e muito mais", afirmou Trump, acrescentando que acredita que "grande progresso foi feito com a conversa de hoje".

