
Índia contesta afirmação de Trump sobre garantia de Modi relativa ao petróleo russo

O Ministério das Relações Exteriores da Índia rebateu na quinta-feira (16) a afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o primeiro-ministro Narendra Modi lhe garantiu que Nova Delhi deixaria de comprar petróleo da Rússia. O porta-voz do ministério, Randhir Jaiswal, disse aos repórteres que "não tinha conhecimento" de qualquer conversa entre os dois líderes.
"Não tenho conhecimento de nenhuma conversa entre o primeiro‑ministro Modi e o presidente Trump ontem", afirmou o porta‑voz do ministério, informou o The Economic Times.

Seus comentários foram feitos horas depois que Nova Delhi divulgou uma declaração formal afirmando que seu principal objetivo em relação ao comércio de energia é proteger os interesses de seus consumidores no volátil mercado de energia, e que suas políticas de importação são orientadas exclusivamente por esse objetivo.
Fala de Trump
Em entrevista a repórteres na Casa Branca na quarta-feira (15), Trump afirmou que Modi "assegurou" a ele que a Índia pararia de comprar petróleo russo.
"Eu não estava feliz com a Índia comprando petróleo, e ele [Modi] me garantiu hoje que eles não comprarão petróleo da Rússia. Isso é um grande passo. Agora precisamos fazer com que a China faça o mesmo", disse Trump.
