Notícias

Europa caminha “sonâmbula” para uma nova dependência da Rússia, alerta grande produtor

Os fertilizantes podem se tornar o novo gás para a Europa, acredita o diretor executivo de um dos maiores produtores de nutrientes para as plantações.
Europa caminha “sonâmbula” para uma nova dependência da Rússia, alerta grande produtorGettyimages.ru / Stephan Schulz/picture alliance

A Europa está caminhando "sonâmbula" em direção à dependência dos fertilizantes russos, tal como aconteceu com o gás, afirmou Svein Tore Holsether, executivo-chefe de um dos maiores produtores de nutrientes agrícolas, a Yara International, ao Financial Times.

Segundo a publicação, a UE importou duas vezes mais fertilizantes da Rússia em junho de 2023 do que no ano anterior. As importações de fertilizantes russos atingiram níveis recordes e representam um terço do total das importações de ureia.

"O fertilizante é o novo gás. É paradoxal que, o objetivo seja reduzir a dependência da Europa em relação à Rússia, e agora estejamos caminhando sonâmbulos, cedendo à Rússia um poder crítico sobre alimentos e fertilizantes", disse Holsether.

De acordo com o FT, os preços dos fertilizantes agrícolas aumentaram muito desde a escalada do conflito na Ucrânia, pois as sanções impostas à Rússia limitaram a disponibilidade de gás natural, a principal fonte de fertilizantes nitrogenados, como amônia e ureia.

Isso, observa a publicação, afetou economicamente os agricultores europeus, enquanto outros países, especialmente na África, pararam de usar fertilizantes, reduzindo a produtividade das colheitas e agravando a crise alimentar global.