Rússia ampliará cooperação nuclear com países do Sul Global por meio do BRICS, diz Putin

O presidente russo ressaltou que a energia atômica será decisiva para atender à crescente demanda elétrica dos países emergentes nas próximas décadas.

A Rússia pretende expandir a cooperação na indústria nuclear com os países do Sul Global por meio do BRICS, anunciou o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (16).

"Pretendemos aprofundar a cooperação na indústria nuclear com os países do Sul Global por meio do BRICS. Trabalhamos ativamente nessa área", afirmou Putin durante a sessão plenária do 8º Fórum Internacional Semana Energética Russa.

O presidente citou especialistas que apontam a energia nuclear como um dos pilares do futuro equilíbrio energético mundial.

"Estima-se que a geração global de eletricidade dobre nos próximos 25 anos", disse, ressaltando que cerca de 85% dessa demanda adicional virá dos países do Sul Global, e não das "chamadas economias desenvolvidas".

"A Rússia é o único país do mundo com competências para toda a cadeia de valor da energia nuclear. E quando construímos instalações no exterior, não estamos apenas construindo, juntamente com nossos parceiros, estamos criando o futuro do setor energético e das indústrias relacionadas, construindo uma sólida base nacional em matéria de recursos humanos, ciência e tecnologia para o desenvolvimento de países inteiros", Putin.