
Brasil firma parceria com empresa chinesa para produção de insulina e combate ao câncer

O Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, assinou na terça-feira (14) um Memorando de Entendimento (MoU) entre a biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals e a Fiocruz, informou a Agência Gov.

O acordo visa desenvolver produtos para tratar doenças graves, como câncer, diabetes, obesidade e enfermidades autoimunes, além de fortalecer os estudos clínicos no país. Os demais objetivos incluem reduzir a dependência brasileira das importações de medicamentos, reforçar a transferência de tecnologia, reduzir custos operacionais e ampliar o leque de doenças tratadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Há um grande empenho dos governos do Brasil e da China para que essa parceria [...] seja produtiva, capaz de gerar conhecimento conjunto e garantir mais medicamentos ao povo brasileiro", afirmou o ministro Padilha.
O MoU representa um passo adiante no fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) do Brasil, aponta a agência, em referência à articulação de setores de produção e serviços da área de saúde desenvolvida no início dos anos 2000.
O projeto define ainda algumas etapas na cooperação tecnológica, especialmente na produção de insulina, focando inicialmente com a importação de insumos e posteriormente à produção nacional.
O pesquisador da Fiocruz Carlos Grabois Gadelha, afirma que o CEIS é um fator importante na promoção de "um padrão de desenvolvimento norteado pela equidade, pelo dinamismo econômico e tecnológico de um dos sistemas produtivos mais importantes e estratégicos do mundo".

