Putin destaca os prejuízos da Europa após abandonar a energia russa

A decisão de países da União Europeia de abandonar a energia russa provocou uma série de efeitos negativos na economia do continente, ressaltou nesta quinta-feira (16) o presidente Vladimir Putin, durante a sessão plenária do 8º Fórum Internacional Semana Energética Russa.
🇷🇺 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apontou os principais prejuízos da União Europeia por abandonar a energia russa: queda na produção industrial, aumentos dos preços e redução da competitividade europeia como um todo pic.twitter.com/aaQBqcJ6dh
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 16, 2025
Segundo Putin, as ações "agressivas e intensas" de algumas elites ocidentais levaram ao colapso da infraestrutura energética.
"Como todos sabem, muitos países europeus deixaram de comprar energia russa por pressão política. […] As consequências dessas decisões podem ser vistas hoje na própria União Europeia, queda na produção industrial, aumento dos preços devido ao petróleo e ao gás importados de outros continentes, que são mais caros, e perda de competitividade dos produtos europeus e da economia em geral", declarou.
- O presidente dos EUA, Donald Trump, instou os países europeus a reduzir a dependência do fornecimento de energia russa.
- Em 6 de maio, a Comissão Europeia apresentou um plano para encerrar completamente as importações de recursos energéticos da Rússia até o fim de 2027. A medida depende da aprovação, por unanimidade, dos Estados-membros do bloco.
