Notícias

Programa de redução de filas do INSS é suspenso

A medida foi tomada por falta de verbas; fila para recebimento de benefícios chega a 2,6 milhões de processos.
Programa de redução de filas do INSS é suspensoDivulgação / Ministério da Previdência Social

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu um importante programa para reduzir as filas de recebimento de aposentadorias e benefícios devido ao esgotamento dos recursos orçamentários, informou a Agência Brasil na quarta-feira (15). O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) previa o pagamento de prêmios a funcionários públicos e especialistas pelo cumprimento de metas de trabalho, o que incentiva uma análise mais rápida dos pedidos.

A paralisação deverá afetar os principais esforços do governo para combater o acúmulo recorde de 2,6 milhões de processos, que continua a crescer devido à longa greve dos médicos peritos. O INSS já solicitou um financiamento adicional de 89,1 milhões de reais ao Ministério da Previdência Social para retomar o funcionamento do programa o mais rápido possível.

A situação reflete um problema fiscal mais amplo do governo, que é obrigado a restringir os gastos para atingir as metas orçamentárias. Especialistas alertam que, sem os pagamentos de incentivo, o ritmo de processamento dos pedidos diminuirá significativamente. O INSS afirmou que está trabalhando para restaurar o orçamento e espera retomar o programa ainda este ano, enfatizando o caráter temporário desta medida forçada.