
Portugal destina 50 milhões de euros para compra de armamentos dos EUA em apoio a Kiev

O ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, anunciou nesta quarta-feira (15) que o país destinará 50 milhões de euros em armamentos dos Estados Unidos para financiar o exército da Ucrânia.
"Anunciamos que vamos investir 50 milhões de euros no PURL (Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia), do mesmo modo que anunciamos que vamos investir 10 milhões de euros na iniciativa britânica de drones", afirmou Melo, segundo a mídia local, durante coletiva de imprensa no final de uma reunião ministerial no quartel-general da OTAN, em Bruxelas, na Bélgica.
De acordo com o ministro, os recursos estão previstos no orçamento de Portugal para 2025. Somente neste ano, o país enviará para Kiev 221 milhões de euros para reforçar a defesa ucraniana.

- O PURL é uma iniciativa conjunta dos Estados Unidos e da OTAN para financiar armamentos norte-americanos destinados à Ucrânia. O mecanismo permite que países parceiros comprem as armas conforme a lista de prioridades identificada pela Ucrânia e acordada com os EUA e a OTAN.
Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia e Canadá já haviam confirmado à Reuters que investiriam US$ 500 milhões em armamentos dos Estados Unidos, destinados a reforçar o exército ucraniano em Kiev.
