Notícias

Trump afirma que Estados Unidos estão em guerra comercial com a China

Presidente norte-americano justificou a imposição de tarifas como uma questão de "segurança nacional".
Trump afirma que Estados Unidos estão em guerra comercial com a ChinaGettyimages.ru / Kevin Dietsch

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (15) que Washington está em uma guerra comercial com Pequim.

"Sim, estamos em uma [guerra comercial] agora", afirmou Trump ao responder a uma pergunta sobre o tema durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

O chefe de Estado mencionou ainda a recente tarifa anunciada contra a China, ressaltando que, sem ela, os Estados Unidos "não teria defesa".

"As tarifas são uma ferramenta muito importante para nossa defesa e nossa segurança nacional. Se não tivermos tarifas, não teremos segurança nacional. (...) Nós as usamos como defesa contra o que vem acontecendo durante muitos anos", declarou, acrescentando que as tarifas foram o principal instrumento que empregou para resolver seis de "oito guerras".

China disposta a lutar "até o fim"

A China declarou nesta semana que está disposta a lutar "até o fim" na guerra comercial com os EUA, mas deixa a porta aberta para negociações. Pequim exige que Washington corrija suas "práticas errôneas" de introduzir medidas restritivas contra a China, incluindo a ameaça de impor tarifas de 100%.

O governo chinês reafirmou ainda sua disposição para defender os interesses nacionais.

Diante do anúncio de uma tarifa adicional de 100% sobre qualquer tarifa por parte dos EUA, o país asiático reiterou que "não deseja mas tampouco teme" uma guerra comercial.