
Trump diz que Índia vai deixar de comprar petróleo russo

Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (15) que o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, garantiu a ele que Nova Delhi vai encerrar a compra de petróleo russo, uma decisão que o presidente norte-americano classificou como um passo importante para pressionar economicamente Moscou.
"Então eu não estava satisfeito com o fato de a Índia estar comprando petróleo, e ele [Narendra Modi] me assegurou hoje que não comprarão petróleo da Rússia", disse Trump a jornalistas durante um evento na Casa Branca.

Até o momento, o governo indiano não emitiu nenhum comunicado oficial confirmando o compromisso assumido por Donald Trump.
O presidente norte-americano disse que o próximo objetivo é fazer com que Pequim interrompa a compra de petróleo russo.
Trump alegou que os países, ao negociarem com Moscou, estão contribuindo, mesmo que indiretamente, para o conflito armado na Ucrânia.
"Esta é uma guerra que nunca deveria ter começado, mas é uma guerra que a Rússia deveria ter vencido na primeira semana, e agora está entrando no quarto ano. E eu quero ver isso acabar", acrescentou.
- O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subramanian Jaishankar, afirmou em 23 de agosto que Nova Delhi continuará a comprar petróleo russo por motivos econômicos, considerados vitais para a segurança energética e a estabilidade do país.
- Durante o 22º Fórum Internacional de Discussão Valdai, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou a pressão imposta pelos EUA contra Índia e China, para que deixem de comprar petróleo russo. Putin afirmou que Nova Delhi não aceitará qualquer tentativa de constrangimento por parte de Washington.
