Notícias

Hamas afirma ter entregado a Israel todos os reféns vivos e corpos que conseguiu recuperar

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, cobrou que o grupo cumpra todas as partes do acordo de cessar-fogo e afirmou que seu governo "não fará concessões" até que todos os corpos dos reféns sejam entregues.
Hamas afirma ter entregado a Israel todos os reféns vivos e corpos que conseguiu recuperarGettyimages.ru / Khames Alrefi/Anadolu

O Hamas anunciou nesta quarta-feira (15) ter cumprido suas obrigações quanto à entrega de reféns israelenses no acordo de paz para Gaza, afirmando ter transferido todos os prisioneiros vivos em sua posse e os corpos aos quais tem acesso. A declaração foi divulgada pelas Brigadas Qassam, braço armado do grupo, através de seu canal oficial no Telegram.

"A resistência aderiu ao que foi acordado, entregando todos os prisioneiros vivos que detinha e os corpos que consegue acessar", diz um trecho do comunicado.

Sobre os corpos que permanecem em Gaza, o texto explica que a recuperação "exige esforços significativos e equipamentos especiais para localizá-los e resgatá-los", acrescentando que o grupo está "fazendo grandes esforços para concluir este dossiê".

Em resposta, as Forças de Defesa de Israel e o Shin Bet, serviço de segurança interna, emitiram um comunicado conjunto confirmando que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) se dirigiu a um ponto de encontro no norte de Gaza para receber "dois caixões de reféns falecidos".

Netanyahu faz alerta

Segundo reportado pela Al Jazeera, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou nesta quarta-feira (15) a exigência de que o Hamas cumpra integralmente os termos do cessar-fogo relativos à repatriação dos corpos dos reféns falecidos.

"Não faremos concessões quanto a isso e não interromperemos nossos esforços até que seja recuperado o último refém falecido", declarou.

O plano de trégua proposto pelo presidente norte-americano Donald Trump estabelecia originalmente o prazo de segunda-feira (13) para a entrega de todos os reféns, vivos e mortos. Contudo, o acordo prevê que, caso isso não ocorra, o Hamas deve compartilhar informações sobre os reféns falecidos e efetuar a entrega o mais rápido possível.

Ainda de acordo com a Al Jazeera, organizações humanitárias, incluindo o CICV, alertaram sobre as dificuldades logísticas para recuperação dos corpos, citando a extensa destruição em Gaza e a localização de alguns restos mortais em áreas atualmente sob controle militar israelense.