Notícias

Ministro de Minas e Energia descarta retorno do horário de verão em 2025: 'segurança energética completa e absoluta'

O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro, que na época justificou com mudanças no consumo de energia no país.
Ministro de Minas e Energia descarta retorno do horário de verão em 2025: 'segurança energética completa e absoluta'Agência Brasil / Wilson Dias / Gettyimages.ru / Bloomberg Creative

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na terça-feira (14) que o horário de verão não retornará este ano, durante entrevista no programa "Bom Dia, Ministro" do Canal Gov. Segundo Silveira, o planejamento do governo avaliou a "condição de segurança energética completa e absoluta" e dispensou a mudança de horário neste ano, julgada desnecessária.

"Essa coisa do horário de verão sempre causa muita polêmica", disse o ministro durante a entrevista. A medida foi inicialmente extinta em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, também por recomendação do Ministério de Minas e Energia, então chefiado pelo Almirante Bento Albuquerque. Então criticado pela oposição, o governo explicou a decisão citando critérios técnicos e econômicos. "Essa política pública não mais se justificava do ponto de vista do setor elétrico", afirmou o ministro do governo Bolsonaro a jornalistas em 2019.

Adotando posição similar, o governo Lula dispensou o retorno da política em 2023, 2024 e agora também em 2025. O ministro Silveira apontou na mesma entrevista que a efetividade do horário de verão deve ser avaliada diante das mudanças climáticas e do cotidiano dos brasileiros. "Os hábitos mudaram e muda rapidamente a necessidade do planejamento energético nacional", enfatizou.